“Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”; (Lc 1.15). Bíblia de Estudo Pentecostal.
Ser cheio do Espírito Santo já desde o ventre? Havia uma promessa maravilhosa sobre a vida de João Batista. Ou melhor, dentro da vida de João Batista. Que promessa é esta? A promessa é que ele João Batista já seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe Isabel. Falarei sobre o nascimento de Jesus, depois retorno ao nascimento de João Batista. O anjo Gabriel anuncia o nascimento de Jesus a Maria. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”; (Lc 1.31-33). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Espírito Santo “está sobre” Maria e Jesus Cristo, o Santo é concebido. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”; (Lc 1.34,35). Bíblia de Estudo Pentecostal. Nesta passagem biblica nós temos um conflito teológico. “E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo”; (Jo 1.33). Bíblia de Estudo Pentecostal. Somente Jesus poderia batizar uma pessoa com o Espírito Santo. Como pôde João Batista nascer cheio do Espírito Santo desde o ventre? Sendo que ele nasceu antes de Jesus! Por causa do seu propósito. João Batista já tinha seis meses de vida no ventre de Isabel e Jesus havia acabado de ser concebido no ventre de Maria. O anjo Gabriel relata a Maria acerca da gravidez de Isabel! Por que? Qual a necessidade de Maria em saber sobre a gravidez de sua prima Isabel? Qual a conexão entre estas duas gravidez? “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível”; (Lc 1.36,37). Bíblia de Estudo Pentecostal.
Retornemos ao relato do nascimento de João Batista. “Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel (Elisabeth; hb). E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. Então um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte (Nazireu), e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias (o Espírito Santo atuando na vida do profeta Elias), para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”; (Lc 1.5-17). Bíblia de Estudo Pentecostal. Isabel já havia concebido há 6 meses e Maria havia concebido há somente alguns poucos dias. “E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio (desonra) entre os homens. E, no sexto mês (que Isabel havia concebido), foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus”; (Lc 1.24-30). Bíblia de Estudo Pentecostal.
Após este entendimento, Maria foi apressada, correndo com urgência ter com Isabel. “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril”; (Lc 1.36). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel”; (Lc 1.39,40). Bíblia de Estudo Pentecostal. O que aconteceu com Isabel após ouvir a saudação de Maria? “E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou No seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre”; (Lc 1.41,42). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus com poucos dias de vida, no ventre de Maria batiza com o Espírito Santo a João Batista com 6 meses no ventre de sua mãe Isabel. João Batista foi cheio do Espírito Santo já desde o ventre! O Espírito Santo não estava sobre ele e nem vinha sobre ele. No caso de João Batista ele não foi somente cheio, o Espírito Santo estava habitando dentro dele. Isabel também foi cheia do Espírito Santo. Jesus primeiro batizou a João Batista e logo em seguida a Isabel. Isabel assim que foi batizada por Ele, logo começou a profetizar e a receber revelações através do Espírito Santo.“E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre”; (Lc 1.43,44). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus é o Logos, a Palavra de Deus encarnada, viva. Ele também é o Rhema, a Palavra de Deus em ação, a Palavra revelada. Maria estava transbordando de Jesus, Jesus estava pleno em seu ventre, ao abrir a sua boca e dar uma simples saudação. Foi o suficiente para que Jesus que estava dentro dela batizasse a João Batista no ventre de sua mãe Isabel. Desta forma, desta maneira, literalmente se cumpriu as palavras do próprio João Batista, que somente Jesus Cristo é quem batiza com o Espírito Santo! Assim João Batista pôde ser cheio do Espírito já desde o ventre!
A Evasão do Espírito Santo no Antigo Testamento. “Então, o Senhor desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos”; (Nm 11.25a). Bíblia de Estudo Pentecostal. Não existia o novo nascimento no Antigo Testamento. O Espírito Santo era dado por Deus através de porções aos seus Homens Fontes. A ação do Espírito Santo era de: “estar sobre”, “pairar”; “repousar”, “contender-se com o homem”, e “esporadicamente”. Em algumas situações o Espírito Santo chegou até a encher algumas pessoas. Foi o caso de Bezalel, Zorobabel, o sacerdote Josué filho de Jozadaque, Maria, Isabel e Zacarias. Estas exceções ocorreram por causa de um propósito maior, encheu, mas não habitou, o Espírito Santo ainda não habitava! O profeta João Batista foi o único caso a parte, Ele foi cheio e habitado pelo Espírito Santo. A Efusão do Espírito Santo no Novo Testamento. Ocorre, acontece o novo nascimento, é “um rio de águas vivas”. O Espírito Santo é dado através da habitação. Não é mais necessário porções e nem atuações de homens fontes! No Novo Testamento, o Espírito Santo é dado sem medida. É a plenitude de Deus agindo em nossas vidas e na Igreja. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (Jo 3.34). Bíblia de Estudo Pentecostal. A pessoa que aceita o Senhor Jesus Cristo como o seu único e suficiente salvador. Passa a ter um direito especial e divino, que as outras pessoas que ainda não o aceitaram não possuem. A pessoa passa a ter o direito de receber em seu espírito humano a presença da Pessoa do Espírito Santo o Qual é a 3ª Pessoa da Divindade e “se” deixar passa a ser guiado por Ele. Pois Ele respeita o livre arbítrio. O Espírito Santo não vem habitar na vida da pessoa em partes. Ele vem habitar na pessoa com toda a sua plenitude, todos os seus atributos divinos. O Espírito Santo é uma das Pessoas de Deus. Surge então uma pergunta? Deus habita em mim? Sim! Ele habita em você. Em tua vida, em teus negócios, em tua casa, e em tua família. Ele vem para mudar totalmente a sua maneira de viver. Isto é o novo nascimento, o transbordar do Espírito.
OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
NOVO NASCIMENTO? É POSSÍVEL NASCER DE NOVO?
VOCE AINDA PEDE PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO SANTO?
HOMENS FONTES? ESTAR SOBRE? PAIRAR? REPOUSAR? CONTENDER?
CONHECEU, PREDESTINOU, CHAMOU, JUSTIFICOU E GLORIFICOU?
E DISSE DEUS: HAJA LUZ? QUE LUZ É ESSA?
Atenciosamente.
Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.