A Arca havia sido retirada do Tabernáculo de Moisés, depois tirada de Siló aos cuidados do sacerdote Eli, e em seguida Ela foi tomada pelos filisteus para nunca mais retornar naquele Tabernáculo. Durante muitos anos a Arca, que na Tipologia expressava a realidade espiritual da presença do Senhor, ficou vagando de lugar há lugar, de cidade em cidade, fora do seu verdadeiro domicílio. Por muitos anos a Arca sem teto, sem moradia gerava situações problemáticas para o povo nas cidades onde Ela permanecia. Até chegar à sua antepenúltima parada, a casa “Tabernáculo” de Obede-Edom. Davi resolveu construir uma Tenda, um Tabernáculo a fim de abrigar a Arca. O curioso é que o Tabernáculo continuava em Siló, indo depois para Gibeom. Mas a Arca, desde que foi retirada de lá, nunca mais voltou, retornou para aquele Tabernáculo. Por que será que Davi resolveu construir uma Tenda para a Arca do concerto do Senhor Deus de Israel, se o seu lugar continuava vazio no Tabernáculo de Gibeom? Esta transferência de residência da Arca dos Tabernáculo anteriores, para a Tenda de Davi tem um significado espiritual de importância para a vida do homem. Essa transferência não foi um mero capricho de um líder revolucionário, mas o Eterno Propósito do Senhor em andamento através da vida de Davi. Assim como Jesus Cristo recebeu três unções, Davi também foi ungido três vezes. Essas três unções prefigurava, tipificava, representava Aquele que viria para estabelecer o Tabernáculo permanente da Sião Celestial. É importante observarmos que a Palavra do Senhor não relata mais sacrifícios de animais nessa Tenda erguida, levantada por Davi. No Tabernáculo de Moisés os sacrifícios eram constantes, enquanto na Tenda de Davi houve apenas um sacrifício no dia da introdução da Arca no mesmo. Isto é significativo e profético em relação à Obra Vicária e Redentora do Calvário que foi a realidade espiritual da nova aliança através de um sacrifício único e definitivo. No Tabernáculo de Moisés a Arca ficava escondida no Lugar Santíssimo.
A Tenda de Davi, o Tabernáculo de Davi. O Lugar Santíssimo sem a presença do véu, um lugar aberto. No Tabernáculo de Davi a Arca achava-se exposta para que todos os adoradores pudessem chegar perto, pudessem se aproximar. A Tenda de Davi era o próprio Lugar Santíssimo, não existia o Átrio e nem o Lugar Santo. Era um Tabernáculo livre e aberto. Depois a Arca voltaria para o espaço reservado no Lugar Santíssimo do Templo construído pelo rei Salomão, o qual Davi pretendia construir, representação do descanso eterno. Na ocasião em que Salomão construiu o Templo, ele retirou a Arca da Tenda de Davi e a colocou no seu descanso no Lugar Santíssimo. Nesse relato de transferência de lugares de habitação para a presença da Arca do Concerto do Senhor o importante é denotarmos, notarmos, observarmos que o rei Davi preparou um lugar. Querer ter continuamente a presença do Senhor sem preparar um lugar especial em seu coração para Ele, é inútil, e sem sentido. O Senhor necessita de ter um lugar especial preparado para a habitação de sua glória, e tem que estar no meio, tem que ser no centro. No Tabernáculo de Moisés a Arca estava em um lugar reservado e especial, mas havia um véu de separação. Ela ficava no Lugar Santíssimo, Ela era a principal peça daquele Tabernáculo. Jesus Cristo é o principal em tudo o que somos, temos ou realizamos. Devemos deixá-lo no Lugar Santíssimo do nosso ser, o qual é o nosso espírito. A Arca no Lugar Santíssimo é o Tipo de Cristo que está no verdadeiro Santuário Celestial. Assentado no seu trono, recebendo todo o louvor, glória, honra e domínio. Como também prefigura a sua habitação em nós. A Arca no meio é também o Tipo da presença do Senhor revelada em Cristo no centro do seu Reino. A Tipologia literal do governo de Deus no meio do seu povo. Onde estava a Arca, ali estava o Senhor e a sua Lei. Tipologia do coração do cristão que abriga e pratica a Palavra. É o centro da revelação do Senhor pelo seu povo no Lugar Santíssimo.
Toda a narrativa da Trajetória da Arca do Senhor no Antigo Testamento, profetizava a realidade da Arca viva em pessoa no Novo Testamento, que é Jesus Cristo. Assim como a Arca estava em 1º lugar, sobretudo na Velha Aliança. Assim também o Senhor Jesus Cristo tem a primazia sobre todas as coisas diante do Pai e de sua Noiva (Igreja). A Jornada da Arca em sua totalidade é a Tipologia completa da vida de Cristo do seu nascimento, unção, vida, ministérios, morte, ressurreição, glorificação e a sua 2ª Vinda (Parousia). O seu Reino Eterno literal. Por que a Arca desapareceu? Por que a Arca sumiu por completo? Não há mais relato de sua presença na reconstrução do Templo de Salomão. Após a invasão de Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Palavra do Senhor relata, menciona um grande incêndio ao qual destruiu esse templo, o qual foi depois reconstruído. Perceba, observe que a Arca desaparece completamente da narrativa bíblica a partir desse ponto. Por que será? Porque Ela foi retirada da Terra pelo Pai e colocada em sua presença dentro da Nova Jerusalém Celestial no Céu. No meio, no centro da Cidade! O Pai colocou a Arca no Lugar Santíssimo de seu próprio Templo. “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva”; (Ap 11.19). Bíblia de Estudo Pentecostal. O profeta Jeremias recebeu da parte do Senhor Deus a revelação de que a Arca desapareceria para sempre, e de que não se faria uma nova Arca. “E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do concerto do Senhor! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais (nem se fará outra, em outras traduções)”; (Jr 3.16). Bíblia de Estudo Pentecostal. O que nós aprendemos através da Palavra do Senhor? O que a Bíblia Sagrada relata sobre o desaparecimento da Arca? Com a exceção da passagem no Livro de Apocalipse capítulo 11, versículo 19. A Arca do Concerto do Senhor não aparece mais nos relatos, na narrativa do Novo Testamento. A Arca é mencionada algumas vezes no Livro aos Hebreus, mas no contexto e referência ao Tabernáculo de Moisés do Antigo Testamento. Por que não há mais? Poque não existe mais a presença da Arca entre os homens? Por que a Arca desapareceu? Resposta: a Arca desapareceu, sumiu porque Ela deixou de ser um Tipo, uma sombra, deixou de ser uma figura da presença do Senhor representada através de um caixote de madeira de acácia, revestido de ouro. A arca passou a ser uma pessoa. Ela deixou de ser um objeto, uma peça que representa vida, passou a viver e ser fonte de Vida Eterna, O Antítipo original e perfeito substituiu ao Tipo representativo! A Arca hoje é o Senhor Jesus Cristo vivendo em nós!
OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:
ARCA DE MADEIRA? REVESTIR DE OURO? POR NO TABERNÁCULO?
PORQUE A ARCA "CRISTO" FOI CAPTURADA PELO INIMIGO?
A ARCA (CRISTO) VENCEU DAGOM (EX LUZEIRO) NO TEMPLO (HADES)?
A ARCA NA CASA DE OBEDE-EDOM? O TABERNÁCULO DE OBEDE–EDOM?
Atenciosamente.
Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.