“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que tens amado a eles como me tens amado a mim”; (Jo 17.21-23). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”; (1 Jo 5.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. A Unidade da Divindade; Um testifica do Outro (Cada Uma das Três Pessoas da Divindade testifica sobre a Outra). O Pai Testifica do Filho. “Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez, introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e como uma veste, se mudarão. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”; (Hb 1.8-12). Bíblia de Estudo Pentecostal.
O Filho testifica do Pai. “Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente”; (Jo 5.19). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E, agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; Porque lhes dei as palavras que me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste”; (Jo 17.4-8). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Espírito Santo testifica do Filho. “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio”; (Jo 15.26,27). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Filho testifica do Espírito Santo. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”; (Jo 14.26). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo”; (Jo 16.7,8). Bíblia de Estudo Pentecostal.
Existe uma Concordância entre Eles. Eles são Três Pessoas distintas que se manifestam como Um só Deus! E não três manifestações distintas de um mesmo Deus. No Antigo Testamento Os Três Eram Jeová (Yahweh) o Filho era diferenciado como o Verbo e o Pai era o Ancião de Dias. No Novo Testamento Eles em Divindade são Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma Regra de Unidade entre Eles: Um só Senhor; Um só corpo; Um só Espírito; Uma só essência. Um só Senhor; Há um só Senhorio de unidade. “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”; (Ef 4.4-6). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”; (1 Co 12.5,6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Um só corpo; Um só lugar para a unidade, o Corpo místico e físico. “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”; (1 Co 12.27). Bíblia de Estudo Pentecostal. Um só Espírito; Uma só essência. O que Deus é! A Sua natureza! O conteúdo da Divindade! Deus quer restabelecer no homem que aceita a Jesus Cristo como o Seu salvador a natureza perdida. Isto só pode acontecer com o novo nascimento. É como se a pessoa acaba-se de nascer no mundo espiritual. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”; (2 Co 5.17). Bíblia de Estudo Pentecostal. Cada Uma das Três Pessoas da Divindade possuem uma mesma Essência, uma mesma Natureza. A água passa por três estados, mas não deixa de ser água. Água é essencial para toda forma de vida. A lâmpada é formada por três gases. São três polos para mostrar uma só luminosidade. Mas quando olhamos para a lâmpada acesa só vemos a luz. No Antigo Testamento não existia a expressão o “Pai” e o “Filho” da forma que hoje nos conhecemos. Existia o Senhor “Jeová”. Na Eternidade (Deus já Coexistia) Não se fala em Filho ou em Jesus, mas sim do Verbo. O Verbo era a expressão, e o Espírito Santo é o vínculo e a natureza da Divindade. O termo Filho de Deus não se refere a ser nascido de Deus, e sim ao Seu nascimento do ventre de Maria por obra e graça do Espírito Santo. Não quer dizer que Deus teve um Filho! Jesus veio a ser Filho, através do Seu nascimento (corpo) e encarnação.
Os Nomes pelos quais os judeus
conhecem a Deus. Deus nunca se fez conhecer por um Nome ao Seu povo. Conforme
Ele manifestava-se e agia na providência aos Israelitas. O povo ou o
beneficiário é quem dava um Nome em referência ao fato, ao livramento ou a atuação. Jeová Jiré,
“O Senhor proverá”; (Gn 22.14). Jeová Shaphar, “O Senhor é juiz”; (Gn 18.25; Sl
35.1; 43.1). Jeová Nissi, “O Senhor é a nossa bandeira”; (Ex 17.15). Elohim, “Deus
criador”; (plural); (Gn 1.1; 2.4). Jeová Kadosh, “O Senhor santo de Israel”. El
Elion, “Deus altíssimo”; (Nm 24.16, Sl 7.17; 18.13). Aba, “Paizinho”; (Sl
40.17; 89.26; 103.13; Rm 8.15; Is 46.4;). Adonai, “Soberano Senhor”; para
Israel: Kúrios (gr); Adonai = Yahweh. El Shadai, “Deus todo poderoso”; (Gn
17.1). Jeová Tsidkenu, “O Senhor é a nossa justiça”; (Je 23.6). Jeová Sabaoth, “O
Senhor dos exércitos”; (Je 11.20; Sl 103; 44; Is 14.27). Jeová Magen, “O Senhor
é o meu escudo, proteção”; (Gn 15.1; Dt 33.29; Sl 3.3). Jeová Palar, “O Senhor
liberta (O Eu Sou)”; (Ex 13.13,14; Is 43.13). Jeová Rapha, “O Senhor sara”; (Ex
15.26). Jeová Shalom, “O Senhor é paz”; (Jz 6.24). Jeová Mikadiskim, “O Senhor
que vos santifica”; (Êx 31.13). El Roi, “Deus de visão”; (Gn 16.13). El Betel, “Deus
se manifesta aqui”; (Gn 35.7). Jeová Shamá, “O Senhor esta ali”; (Ez 48.35).
Emanuel, “Deus conosco”; (Is 7.4; Mt 1.23). Jeová Raa, “O Senhor é o meu
pastor”; (Sl 23.1). El Olam, “Deus da Eternidade”; (Gn 21.33). El Eli, “Deus
meu”; (Sl 102.24). El Meholleka, “Deus que meu formou”; (Dt 32.18). El Gemulot, “Deus de recompensa”; (Jr 51.56). El
Hanneeman, “Deus fiel”; (Dt 7.9). El Hakkabod, “Deus de glória”; (Sl 29.3). El Emet, “Deus da
verdade”; (Sl 31.5). El Deot, “Deus da sabedoria”; (1 Sm 2.3). El Tsaddiq, “Deus
justo”; (Is 45.21). El Qanná, “Deus zeloso”; (Êx 20.5). El Gibbor, “Deus
poderoso”; (Jr 32.18). El Roy, “Deus que me vê”; (Gn 16.13). El Nose,“Deus que
perdoa”; (Sl 99.8). EL Yeshuatenu, “Deus da nossa salvação”; (Sl 68.19). El
Yeshuati, “Deus, é a minha salvação”; (Is 12.2). El Hay, “Deus vivo”; (1Sm
17.26). El Haggadôl, “Deus dos deuses”; (Dt 10.17). El Mina’al, “Deus que está
acima”; (Jó 31.28). El Ma’uzzi, “Deus é a minha fortaleza”; (2 Sm 22.33). Jeová
Tsur, “Senhor é a minha rocha”; (Sl 144.1). Jeová Hohi, “Senhor é o meu
pastor”; (Sl 23.1). Melek Kabowd, “Rei da glória”; (Sl 24.7). Gaol (Gaal), “Redentor”;
(Jó 19.25). El Berith, “Deus de aliança”; (Jz 9.46).
A Divindade somente pode ser
conhecida por um verdadeiro e único Nome, Jesus Cristo. “Então, disse Moisés a
Deus: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de
vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes
direi? E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos
filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós”; (Êx 3.13,14). Bíblia de Estudo
Pentecostal. “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que
Abraão existisse, eu sou”; (Jo 8.58). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus pode
usar o Nome Jeová, “Senhor”. “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele
dia um será o Senhor, e um será o seu nome”; (Zc 14.9). Bíblia de Estudo
Pentecostal. Jesus recebeu este Nome Jeová “Senhor” por herança do Pai. “Feito
tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que
eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E
outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?”; (Hb 1.4,5). Bíblia
de Estudo Pentecostal. O Nome Jesus. “Pelo que também Deus o exaltou
soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de
Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da
terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor”; (Fp 2.9,10).
Bíblia de Estudo Pentecostal. O nome Jesus relaciona-se com o Seu ministério
terreno e a Sua vitória conquistada pelo trabalho que Ele realizou. Jesus foi
chamado como Filho de Deus a partir da Sua encarnação, porque na Eternidade,
Jesus não é Filho, Ele é Deus. O Nome Jesus é especial entre todos os Nomes de
nosso salvador. É o Seu Nome pessoal. Os Seus outros Nomes são na verdade títulos, não Nomes pessoais. Jesus,
contudo, é o Nome que foi dado a Ele pelo Seu próprio Pai. É o Nome acima de
todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre Ele. Yehoshua ou Yeshua
(hb) “Salvador, o Senhor salva”. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à
luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado
filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e
reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim”; (Lc 1.31-33).
Bíblia de Estudo Pentecostal. O Nome Cristo “Messias”, Ungido totalmente é relacionado
às suas três unções. Real, Profética e Sacerdotal. Mas Jesus Cristo receberá um
novo Nome que será conhecido depois dos 1000 anos de governo (Milênio) e após o
Seu Reino eterno literal na terra. “Eis que venho sem demora; guarda o que
tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do
meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o
nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e
também o meu novo nome”; (Ap 3.11,12). Bíblia de Estudo Pentecostal.