1 de abril de 2022

VOCE AINDA PEDE PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO SANTO?


“Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim; (2 Rs 2.9). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

O Espírito de Elias (uma referência a ação do Espírito Santo). O profeta Elias foi o homem fonte mais importante do Antigo Testamento. A ponto de muitas pessoas utilizarem a expressão: O “Espírito de Elias” referindo-se à ação do Espírito Santo sobre a vida do profeta Elias. “Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”; (2 Rs 2.15a). Bíblia de Estudo Pentecostal. A autoridade que Elias possuía era tão grande que ele profetizava segundo a sua própria “palavra” e não segundo a palavra de Deus; “assim diz o Senhor”, como os demais profetas antecessores. Elias abria a sua boca e lançava a sua palavra dita firmada e abalizada na “Palavra” de Deus. “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”; (1 Rs 17.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. O homem que é um verdadeiro profeta de Deus, quando abre a sua boca, Deus é com ele. Todos os que são batizados pelo Espírito Santo através do dom de profecia profetiza a Palavra sobre as vidas. Mas “o profeta”, ele determina pela Palavra, e Deus chancela! É a questão; “perante cuja face estou”. Para ser usado desta forma e autoridade tem que ter uma vida de retidão, oração e submissão total a Deus. Após ser usado por Deus em diversas situações, formas e maneiras. O profeta Elias estava passando por um momento difícil de seu ministério, a ponto de querer morrer. “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água, e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.  E o anjo (a minúsculo) do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho”; (1 Rs 19.4-7). Bíblia de Estudo Pentecostal. Em ofício, preparado, Deus só tinha a Elias naquele momento como o seu homem fonte. O Espírito estava sobre a vida de Elias e mais ninguém! Havia os aprendizes da escola dos filhos dos Profetas, mas teria que ser Elias até Deus repassar o Espírito Santo dele para outro profeta. Mas, o profeta Elias estava sobrecarregado em seu ministério, pois a maioria dos profetas estavam servindo aos propósitos dos homens e não de Deus. Elias estava igual a Moisés quando ele queria sozinho, levar, guiar ao povo de Israel pelo deserto. 

O profeta Elias estava abusando de sua autoridade como homem fonte Além de seu temperamento, justamente por estar carregado, revestido além da conta, Ele tinha que repassar porção do Espírito que estava sobre ele para alguém, mas infelizmente ninguém se preparava para receber a porção do Espírito sobre ele. “Então, lhe enviou um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce. Mas Elias respondeu e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; este lhe falou e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. E respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinqüenta, com os seus cinqüenta; então, subiu o capitão de cinqüenta, e veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida. Então, o anjo (a minúsculo) do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei”; (2 Rs 1.9-15). Bíblia de Estudo Pentecostal. O profeta Elias não estava entendendo que o fogo não era para matar e sim para mostrar a salvação e santificação para receber o Espírito Santo em Sua dispensação final como habitação. “E mandou messageiros diante da sua face; e indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os discípulos Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia”; (Lc 9.52-56). Bíblia de Estudo Pentecostal.

A porção dobrada do Espírito Santo. Deus encontrou um sucessor para o profeta Elias, Deus escolheu a Eliseu para a sucessão. Elias não poderia levar o Espírito Santo o qual estava sobre ele quando fosse transladado para a presença de Deus. O Espírito Santo tinha que continuar o seu trabalho de repousar sobre a vida de Eliseu. “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele”; (1 Rs 19.19). Bíblia de Estudo Pentecostal. Eliseu sabia que estava chegando a hora de Elias ir para a presença de Deus. O profeta Elias queria despedir-se dos alunos do rancho dos profetas. Eliseu estava a todo tempo atento, junto a todos os movimentos de Elias, e por isso era provocado constantemente pelos filhos dos profetas. “E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos”; (2 Rs 2.2,3). Bíblia de Estudo Pentecostal. Continuava a provocação dos filhos dos profetas contra Eliseu, agora eram os filhos dos profetas que estavam em Jericó. O profeta Eliseu não desgrudava do profeta Elias. Elias disse novamente para ele ficar, que ele tinha que ir ao Jordão. O profeta Eliseu só tinha uma mesma resposta: “eu vou junto; eu não te largo; eu não te deixarei”. Estava chegando o momento e Eliseu sabia disso.“Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos”; (2 Rs 2.5,6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Eliseu pede porção dobrada do Espírito Santo para o profeta Elias. “E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim"; (2 Rs 2.9). O máximo de unção e virtude do Espírito Santo, que um homem fonte podia receber sobre ele, na atuação da evasão do Espírito Santo no Antigo Testamento era a porção dobrada. O profeta Eliseu desejou realizar o dobro do que o profeta Elias realizou em seu ministério. Por isso do espanto de Elias em relação ao pedido de Eliseu: “Coisa dura pediste”. Mesmo assim, o Espírito Santo ainda estava em sua fase de ação e atuação limitada sobre a vida do homem. Afinal, mesmo em dose dupla sobre a vida do Profeta Eliseu, o Espírito Santo ainda não podia habitar na vida de Eliseu. A atuação do Espírito Santo ainda era em “porções”, mesmo o profeta Eliseu tendo porção dupla do Espírito Santo repousada sobre a sua vida.

Antes, no Antigo Testamento o Espírito Santo não podia ser dado como habitação na vida do homem que aceitasse a  Jesus Cristo como o Seu salvador. O Espírito Santo encheu alguns, mas não habitou, porque Jesus não havia ainda literalmente vencido a cruz no calvário (gólgota; em aramaico) e não havia sido ainda glorificado. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”; (Jo 7.38,39). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os discípulos haviam vencido cada uma das suas dificuldades, eles se sentiam seguros com a presença de Jesus. Afinal Ele acalmava cada tempestade que surgia, Jesus alimentou a multidão quando eles eram impotentes e expulsou o demônio que eles não puderam expulsar. Jesus em todos os momentos e situações era o mestre, o guia infalível, o líder exemplar, o amigo fiel. Eles se sentiam protegidos com Jesus entre eles. Mas, um dia Jesus disse para eles que era necessário Ele ir ao Pai e lhes deu a promessa de enviar outro Consolador. “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviar-vo-lo-ei”; (Jo 16.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. Jesus fala, explica aos seus discípulos que Ele tinha que ir para liberar o Consolador. E se Ele não fosse o Consolador não viria a Eles. Eles não tinham a mínima idéia do que Jesus falava. “Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade,  porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”; (Jo 16.13,14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Consolador é alguém chamado para ficar ao lado de. O termo “allos” (gr) significa; Outro da mesma natureza, da mesma essência, da mesma qualidade, do mesmo tipo, da mesma espécie. Alguém que continue  o mesmo trabalho de. Porém Jesus teve que rogar, implorar, insistir ao Pai. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”; (Jo 14.16). Bíblia de Estudo Pentecostal.  

Porque Jesus teve que rogar, pedir em oração e com insistência, implorar ao Pai? Porque o Pai havia retirado o Espírito Santo da terra e lançado um decreto! “Então disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem”; (Gn 6.3a). Bíblia de Estudo Pentecostal. Se o Filho não subisse o Espírito Santo não descia. Não havia, não existia o novo nascimento antes da encarnação de Cristo. Por isso a circuncisão era um tipo do novo nascimento no Antigo Testamento. Mas Jesus rogando ao Pai, disse: “Pai, não é para o mundo é para os meus”. “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita (estar junto, sobre, convive) convosco, e estará (ai sim é estar dentro, morando, enchendo) em vós”; (Jo 14.17). Bíblia de Estudo Pentecostal.  Jesus é o nosso advogado na presença do Pai. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”; (Hb 7.25). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”; (1 Jo 2.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. O Espírito Santo é o nosso Consolador e intercessor habitando em nós na terra. Consolo é uma experiência agradável, porém não retira de nós a presença de dificuldades. Não somos isentos de tribulações por termos o Espírito Santo. Este mundo é um lugar de lutas, tribulações, perseguições aos cristãos. Jesus assegurou aos discípulos que as dificuldades e tribulações seriam grandes e freqüentes em suas vidas. “Tenho vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço  a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco”; (Jo 16.1-4). Bíblia de Estudo Pentecostal.  Nós como cristãos não devemos esperar o fim das dificuldades, mas pedirmos a ajuda do Espírito Santo em nossas aflições. 

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:

O QUE FOI A EVASÃO E O QUE É A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO?

NOVO NASCIMENTO? É POSSÍVEL NASCER DE NOVO?

HOMENS FONTES? ESTAR SOBRE? PAIRAR? REPOUSAR? CONTENDER?

Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.