1 de maio de 2024

LIVRE ARBÍTRIO? ELEIÇÃO? JUÍZO? HOMENS? ANJOS? DEMÔNIOS?


“Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos”; (1 Tm 5.21a). "Portanto, irmãos, procurais fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”; (2 Pe 1.10). “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; (1 Pe 2.9). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O Livre arbítrio “vontade pópria”. É a doutrina, o ensinamento que defende em sua Apologética de argumentação e dissertação que uma pessoa tem o poder de escolher suas próprias ações “vontade própria”. A existência da vontade própria, o livre-arbítrio tem sido uma questão central em todos os ramos das Ciências Humanas, principalmente na  Filosofia, Neurolinguística e Psicologia. O conceito de livre arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Na Filosofia o livre arbítrio é a ética que implica que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações e atitudes. Na Psicologia o livre arbítrio implica que a mente controla certas ações da vontade e dos instintos e sentidos do corpo. Na Teologia bem, entenda que Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Ele já tem o controle e o conhecimento de tudo e de todos. Todavia, Ele decide a não interferir no poder de decisão que Ele deu aos anjos e aos homens. O respeito à vontade própria “o livre arbítrio”. Observação: O fato de Deus ter o conhecimento de um acontecimento é totalmente diferente Dele querer tomar a decisão que venha a ferir o livre arbítrio, e alterar o resultado do acontecimento de quem tem que decidir (ou seja, de quem tem que tomar a sua própria decisão). Por exemplo: Jesus Cristo na cruz do calvário morreu para salvar a todos os homens. Mas nem todos os homens o querem aceitar como Salvador e consequentemente não serão salvos. Esses que decidiram ou decidirão aceitar ou não a salvação em Cristo, decidiram ou decidirão no seu livre arbítrio. Deus provem várias oportunidades da pessoa conhecer a Jesus Cristo. Se mesmo assim a resposta continuar sendo não. Deus não interfere, por causa do livre arbítrio! Deus respeita a decisão da pessoa em não querer ser salvo através do sacrifício vicário de Jesus Cristo na Cruz do Calvário.

O processo de eleição. Tanto os anjos como os homens, ambos tem que passar pelo processo de eleição. Também ambos passam a ter instrumentos de juízo da parte de Deus para respeitarem, para que não venham a desobedecê-lo e consequentemente pecar. Não existe eleição sem decisão, e não há decisão sem escolha. Deus não interfere na decisão de escolha “livre arbítrio” dos anjos e dos homens. O instrumento de juízo ao pecado dos anjos. Os anjos foram criados no mundo espiritual antes dos homens e do mundo físico. Eles já obtiveram, já tiveram a sua eleição, a escolha e decisão já aconteceu para eles. Os 2/3 dos anjos que “escolheram” e “decidiram” obedecer a Deus já foram e estão eleitos por toda a Eternidade. “Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos”; (1 Tm 5.21a). Bíblia de Estudo Pentecostal. 1/3 dos anjos não foram eleitos, já estão condenados pecaram e escolheram seguir o ex luzeiro. “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre (eles não foram lançadas diretamente) a terra”; (Ap 12.4a). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os 1/3 dos anjos que desobedeceram a Deus foram colocados dentro de um juízo chamado “estado da maldade”, pecaram e tornaram-se malignos. Deixaram de ser espíritos ministradores e passaram a ser espíritos malignos, espíritos imundos. De onde veio este mal? Quem criou este mal? “Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas”; (Is 45.6,7). Bíblia de Estudo Pentecostal. O mal foi criado por Deus! Deus não criou o mal como uma pessoa e nem como um lugar, pois tudo veio a existir de dentro da sua própria existência que é Ele mesmo. Se assim o fizesse, o mal teria saído Dele, e em Deus não existe maldade. O mal criado surgiu como um juízo, um estado. 

O instrumento de juízo ao pecado do homem.Se Deus quando criou o homem já sabia que o homem pecaria, porque então o formou? A vocação de Deus não interfere na sua eleição. Ele nunca elege uma pessoa para a eleição sem estabelecer um instante de decisão entre a pessoa a ser eleita e a eleição. Antes dos anjos de Deus se tornarem anjos eleitos tiveram que decidir, escolher entre Deus e o ex luzeiro. Antes de Adão se tornar eterno teria que eleger pela árvore da vida em lugar da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas Adão decidiu, escolheu errado e não se tornou eterno nem eleito. Deus não interfere no nosso livre arbítrio. A eleição em Cristo está disponível a todos os homens, mas eles precisam tomar uma decisão, realizar uma escolha a favor de si mesmos por Cristo. O homem ainda está em processo de eleição.“Portanto, irmãos, procurais fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”; (2 Pe 1.10). Bíblia de Estudo Pentecostal. A Igreja já esta eleita;“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; (1 Pe 2.9). Bíblia de Estudo Pentecostal. Parece um paradoxo, o homem em processo de eleição e a Igreja já está eleita! Infelizmente muitos estão na Igreja, mas não fazem a vontade de Deus, não nasceram verdadeiramente do Espírito. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios?  E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”; (Mt 7.21-23). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Adão quando pecou deu uma legalidade real, física e espiritual nas mãos do ex luzeiro. “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero”; (Lc 4.6). Bíblia de Estudo Pentecostal. E consequentemente Adão recebeu um juízo sobre ele que é “o estado da morte”; “Porque o salário do pecado é a morte”; (Rm 6.23a). Bíblia de Estudo Pentecostal. O homem não foi criado eterno igual ao anjo, o homem foi formado mortal. Com a entrada do pecado no homem, a morte veio há acontecer antes dele comer da árvore da vida. O homem não foi formado com o estado da morte, ao pecar ele assumiu este estado e passou a morrer. A morte entrou no mundo pelo fato do homem ter pecado ao comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no meio do jardim do Éden “juntamente” com a árvore da vida. Havia outras árvores no jardim do Éden as quais o homem poderia comer. Deus estava reservando o fruto da árvore da vida para dar ao homem para comer no momento certo. “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento”; (Gn 1.29). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal; (estava também no meio do jardim; Gn 3.3)”; (Gn 2.9). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (instinto de preservação e o dízimo do jardim)”; (Gn 2.16,17). Bíblia de Estudo Pentecostal.

O homem pecou ao comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Satanás, o ex luzeiro passa a ter o direito de executar a morte sobre o homem, pois Deus lhe deu essa legalidade. “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”; (Ec 12.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. O homem foi formado do pó da terra, ao morrer o corpo volta para a terra passa a ser pó novamente. “Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda a besta (todos os animais, céu, terra e água) e mais que todos os animais do campo (portanto a serpente voava e era superior a eles que andavam no solo); sobre o teu ventre andarás (a serpente passou a ser inferior aos animais do campo que andavam, ela passou a rastejar) e pó comerás todos os dias da tua vida (cobra, serpente não come areia, barro, terra ou pó, serpente come carne)”; (Gn 3.14). Bíblia de Estudo Pentecostal.  “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito”; (Gn 3.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. A serpente era mais astuta do que qualquer animal do campo. Não está dizendo ou afirmando que ela era do campo!  Se estivesse escrito assim: A serpente era mais astuta entre todas as alimárias do campo. Seria totalmente diferente. Ao morrer sem ter cometido nenhum pecado (Pecado algum) Jesus Cristo venceu a morte.“Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados”; (Hb 2.18). Bíblia de Estudo Pentecostal. A misericórdia de Deus para com o homem, o ato de formá-lo mortal provê um tempo de possibilidade para ser salvo através de Cristo, através do novo nascimento. Agora entre a morte espiritual e a morte física existe uma oportunidade do homem alcançar a redenção de Deus.

A entrada do pecado antes da eleição. Os anjos que decidiram pecar voluntariamente contra Deus criaram um grande problema para eles mesmos, decorrente da rebelião angelical. Porque eles já eram eternos, mas ainda não eram eleitos. Assim, quando eles se rebelaram não tem como serem mais redimidos. Eles já eram eternos quando foram criados por Deus. Agora viverão eternamente longe de Deus e não eleitos. O homem ao ser formado não era eterno e nem eleito. Era menor (corpo físico mortal) do que os anjos (corpo espiritual eterno). Esta pequenez é o segredo da redenção do homem. “Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste”; (Sl 8.4,5). Bíblia de Estudo Pentecostal. O homem não comeu ainda da árvore da vida, por comer da árvore que não deveria foi destituído da comunhão com Deus, mas com chance de ser redimido. A chance é o seu espírito humano que não tem personalidade própria e por isso é apto para receber outra personalidade nele. Isto não é possível ao anjo, pois dentro de seu espírito, já habita a sua personalidade, ele foi criado espírito ministrador e não  alma vivente. Como a personalidade do anjo está em seu próprio espírito o Espírito de Deus não pode nascer nele (o novo nascimento). No caso do homem a personalidade isto é a alma está no corpo e não no seu espírito humano. Desta forma o espírito humano está livre para receber o Espírito Santo. Quando isto ocorre, acontece então o novo nascimento. 

O espírito e a alma do anjo; “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”; (Hb 1.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Já criado eterno, o seu espírito tem personalidade própria, sua alma está dentro do seu espírito. O anjo é um espírito ministrador que tem uma alma. A alma é a personalidade do anjo, a alma está dentro da sua essência espiritual, portanto a personalidade do anjo é o seu próprio espírito. O anjo é uma pessoa espiritual com intelecto, vontade e sentimento dentro de seu próprio espírito. Os anjos que pecaram não têm posse de corpos físicos, eles não podem ser redimidos não porque Deus não quer perdoá-los, é porque não há como. O homem quando aceita a Jesus Cristo como o seu salvador recebe o Espírito Santo que já vem com a sua personalidade própria. O Espírito Santo vem habitar dentro do espírito humano do homem, não afetando assim a sua alma onde está a sua personalidade humana (livre arbítrio). Se duas personalidades habitam um mesmo espaço ao mesmo tempo isso é possessão, porque uma personalidade é mais forte do que outra. Se o anjo pudesse receber o Espírito Santo dentro dele para redimi-lo, ele perderia o livre arbítrio porque dentro do seu espírito já está a sua alma  e não seria salvo e sim possesso. Salvação não é possessão! 

 O espírito e a alma do demônio.“E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo). E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogou-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram”; (Mc 5.7-15). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os demônios precisam de um corpo físico para atuarem da dimensão dos homens. O que é um demônio? Um anjo caído! Era um anjo de Deus que se rebelou, pecou e deixou de ser um espírito ministrador e passou a ser um espírito imundo, espírito maligno, espírito familiar. Os demônios precisam possuir um corpo físico para estarem, para agirem no mundo físico. Esta é a ilegalidade, os demônios querem um corpo físico e uma mente humana para atuarem. Embora eles possessem os animais, eles não querem os animais, eles querem o homem, um ser racional. Somente em posse de um corpo físico os demônios podem atuar na dimensão dos homens, esta é a única maneira de ação no mundo físico para eles. Os anjos eleitos tem autorização expressa e direta de Deus para estarem e atuarem na dimensão dos homens sem a necessidade um corpo físico.  

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE:


              



Atenciosamente.

Rev. Dr. Carlos Andrade, Th.D.