1 de dezembro de 2023

ANJOS? APARÊNCIA? CLASSIFICAÇÃO? HIERARQUIA?


“Estes são os animais que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins”; (Ez 10.20). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Qual é? Como é a aparência de um anjo? Com asas? sem asas? Alto? Baixo? Quatro faces? Uma face? Branco? Preto? Com espada? Sem espada? Como eles os anjos realmente são? Na Palavra de Deus são relatadas várias passagens mostrando a aparência dos anjos de formas diversificadas. Há anjos com duas asas e anjos que se parecem com seres humanos sem asas. Outros como no caso dos querubins tem 4 rostos com cada face tendo um animal diferente; leão, homem, boi e águia. E com seis asas em vez de duas, os serafins também têm seis asas. Os anjos que aparecem, se manifestam como homens tem ou terão a aparência étnica e racial da cultura, da língua do povo ao qual eles estão ou visitarão. “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão?”; (Lc 1.26-34). Bíblia de Estudo Pentecostal. Perceba no contexto que quando o anjo Gabriel apareceu à Maria, se ele não tivesse a aparência de um judeu, não se parecesse com um israelita. Pela tradição judaica, Maria não teria conversado com ele, pois ele seria um estrangeiro. Maria ficou mais assustada com as palavras que o anjo Gabriel disse para ela, do que com a sua presença e aparência em si. “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”; (Hb 13.2). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos aparecem para nós, sem que percebamos, saibamos que eles são anjos. Como é isso? Resposta: Eles aparecem conforme o povo, tribo e língua; aparecem aos chineses como chinês, aos africanos como africano, e aos americanos como americano. Isso significa que aparência dos anjos podem ser como negro, branco, asiático, oriental e ocidental. Podendo aparecer também com asas.

Antes de entrarmos de uma forma profunda nesse assunto temos que ter um conhecimento sobre esses seres. Os anjos foram criados por Deus; “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exércitos deles, pelo espírito da sua boca”; (Sl 33.6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos são seres espirituais, eles são espíritos ministradores; “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”; (Hb 1.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Eles são seres eternos (espírito não morre); “Porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus”; (Lc 20.36). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos recebem poderes outorgados por Deus e são obedientes a Ele; “Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra”; (Sl 103.20). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos são incontáveis; “Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros”; (Dn 7.10). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos realizam aparições e manifestações visíveis; “Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele”; (Lc 1.11,12). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os anjos são seres  com intelecto, vontade e sentimento.“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”; (Is 14.13,14). Bíblia de Estudo Pentecostal. A classificação hierárquica dos Anjos;  4ª Hierarquia; Anjos. 3ª Herarquia Arcanjo.  2ª Hierarquia; Serafins. 1ª Hierarquia; Querubins. Eles tem ministérios, funções, atuações conforme e de acordo com suas classificações. Precisamos entender, compreender a classificação desses seres espirituais. 

ANJO; “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”; (Hb 1.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Os vocábulos: Malak (hb), Ângelus (lat), e Ángelos (gr); significam: Anjo. A Palavra de Deus os definem como espíritos ministradores enviados para servir ao nosso favor. Em toda a Palavra de Deus somente existe menção a dois anjos que são chamados pelos seus nomes próprios, o anjo “Gabriel” e o arcanjo “Miguel”. Os livros apócrifos citam mais nomes. “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas”; (Lc 1.19). Bíblia de Estudo Pentecostal. ARCANJO; O vocábulo archangelo (gr), significa: anjo príncipe. Pois o termo “arch” significa: príncipe de principados, o principal entre todos. Agora existe somente Miguel como um arcanjo de Deus. “Mas eu te declarei o que está escrito na Escritura da Verdade; e ninguém há (no sentido de que não há outro da mesma hierarquia) que se esforce comigo contra aqueles (aqueles quem? Os outrora arcanjos de Deus, agora anjos caídos líderes de principados), a não ser Miguel, vosso príncipe”; (Dn 10.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”; (Dn 10.13). Bíblia de Estudo Pentecostal. Um dos primeiros (no sentido de) um dos principais! Pois existiam outros arcanjos, mas por causa da rebelião angelical, esses ex-arcanjos que pecaram foram despidos de suas patentes, lançados fora e banidos para sempre da presença de Deus. Alguns deles estão com o ex luzeiro, outros foram mandados direto para o Abismo no Hades; “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”; (2 Pe 2.4). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele Dia”; (Jd 6). Bíblia de Estudo Pentecostal. 

Não são citados outros arcanjos na batalha mais importatnte; “E houve batalha no céu; Miguel (o único arcanjo) e os seus anjos (não menciona mais nenhum outro arcanjo entre eles) batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos”; (Ap 12.7). Bíblia de Estudo Pentecostal. O remanecente Arcanjo Miguel; “Mas eu te declarei o que está escrito na Escritura da Verdade; e ninguém há (no  sentido de que não há outro da mesma categoria, patente, posição) que se esforce comigo contra aqueles (Outrora arcanjos), a não ser Miguel, vosso príncipe”; (Dn 10.21). Bíblia de Estudo Pentecostal. Principado é a dignidade de território, região, área, estado governado por príncipe. Pelo poder outorgado outrora a eles “ex-arcanjos”, Deus os lançou ao Abismo “Hades”, lugar intermediário antes do Dia do juízo. Pois seria uma catástrofe ainda de uma dimensão maior se eles estivessem atuando à mercê da humanidade enquanto “todos estes outros ex-arcanjos” poderiam estar soltos orientados pela astúcia de Satanás. Ele tem somente alguns ex-arcanjos, não todos. Miguel é o arcanjo remanescente, mas existem anjos que utilizam espadas liderados por ele, os quais não têm a patente de arcanjo, pois são anjos guerreiros (não são arcanjos). SERAFIM; “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”; (Is 6.1-3). Bíblia de Estudo Pentecostal. O vocábulo saraph (hb), significa: aquilo que queima, que se purifica com o fogo. Enquanto os querubins estão guardando a glória e as coisas relacionadas ao Reino de Deus. Os serafins guardam as coisas relacionadas à santidade de Deus! São anjos da segunda hierarquia. Os serafins têm seis asas (como os querubins), eles ficam acima do trono de Deus. Somente eles tem acesso direto ao Altar de Incenso de Ouro e os únicos que podem tocar nos utensílios desse Altar!  

QUERUBIM; Os vocábulos: Kerub (hb), Xeroubin (gr); Significam: guardador da glória de Deus. São anjos de primeira hierarquia, estão sempre ao redor do trono de Deus. Na Arca do Concerto estavam representados na tampa do propiciatório, estão sempre representados nos lugares mais sagrados  em todos os tipos bíblicos que representam ao Lugar Santíssimo. Eles estão acima do propiciatório e também sobre as cortinas. Onde estiver representada a glória de Deus, tem que haver a presença de seus querubins. “O Senhor reina; tremam as nações. Ele está entronizado entre os querubins; comova-se a terra”; (Sl 99.1). Bíblia de Estudo Pentecostal. “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu és Deus, tu mesmo, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra”; (Is 37.16). Bíblia de Estudo Pentecostal. Cada um por si tem seis asas, cheios de olhos, e quatro faces. “E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam; cada qual andava diante do seu rosto. E a semelhança do seu rosto era como o rosto de homem; e, a mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, a mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro”; (Ez 1.8-10). Bíblia de Estudo Pentecostal. “E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal, e, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”; (Ap 4.6-8). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Não existem somente os quatro querubins do trono de Deus. Hêlel,  o ex luzeiro era um querubim protetor ungido, porém de classe única não havia outro igual a ele. “Tu eras o querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”; (Ez 28.14). Bíblia de Estudo Pentecostal. Fora do trono de Deus, existe somente uma menção e exceção ao ofício de guardador da glória e existe um motivo por esta exceção extraordinária. “E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”; (Gn 3.24). Bíblia de Estudo Pentecostal. Animais? Seres viventes? Querubins? O profeta Ezequiel classificou, chamou, denominou os querubins como animais pelo fato de ter sido a sua 1ª visão. Infelizmente existem ensinamentos que os diferenciam como distintos. “E, do meio dela, saía a semelhança de quatro animais. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem. E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles, quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés, como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas. Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava diante do seu rosto. E a semelhança do seu rosto era como o rosto de homem; e à mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e à mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro. E o seu rosto e as suas asas eram separados em cima; cada qual tinha duas asas juntas uma à outra, e duas cobriam os corpos deles. E cada qual andava diante do seu rosto; para onde o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam. E, quanto à semelhança dos animais, o seu parecer era como brasas de fogo ardentes, como uma aparência de tochas; o fogo corria por entre os animais, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos”; (Ez 1.5-13). Bíblia de Estudo Pentecostal. O profeta Ezequiel esclareceu: “Estes são os animais que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins”; (Ez 10.20). Bíblia de Estudo Pentecostal.

Em outra visão o próprio Ezequiel já ciente da situação define aos animais já como querubins. “Depois, olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, como o aspecto da semelhança de um trono. E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o Átrio interior. Então, se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o Átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. E o estrondo das asas dos querubins se ouviu até ao Átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala (a voz do Pai é como o som de relâmpagos e de trovões)”; (Ez 10.1-5). Bíblia de Estudo Pentecostal. Vamos analisar a visão do Evangelista João; “E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal, e, no meio do   trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão; e o segundo animal, semelhante a um bezerro; e tinha o terceiro animal o rosto como de homem; e o quarto animal era semelhante a uma águia voando. E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir”; (Ap 4.6-8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Afinal os querubins tem quatro asas ou seis asas? Observe que João citou os querubins com seis asas: “E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas”; (Ap 4.8). Bíblia de Estudo Pentecostal. Ezequiel citou os querubins com quatro asas; “E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles, quatro asas”; (Ez 1.6). Bíblia de Estudo Pentecostal. Por que esta contradição? Ocorreu que João teve a visão do trono de Deus parado, ele pode fixar a sua visão e reparar os detalhes. Ezequiel teve a visão do trono de Deus em movimento, não teve como analisar a todos os detalhes de uma forma completa. Os querubins tem seis asas.

OUTROS ESTUDOS QUE COMPLETAM A ESSE: